sexta-feira, 7 de outubro de 2011

9 mitos alimentares desmistificados!

"O queijo faz mal"

Não há volta a dar a este facto: o queijo tem muita gordura. Mas, se não comer um brie inteiro todos os dias, não há razão para erradicá-lo da sua alimentação.
Comer queijo com moderação traz-lhe benefícios significativos. O queijo contém elevados níveis de cálcio, que fortalece ossos e dentes e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.
O queijo é ainda uma boa fonte de aminoácidos e alguns tipos - por exemplo, o cheddar - contêm um ácido gordo chamado ácido linoleico conjugado (CLA), que se crê que esteja associado à redução do risco de cancro e problemas cardíacos.

"Os hidratos de carbono engordam"

É certo que manter-se magro implica um dieta com poucos hidratos de carbono e rica em proteínas; no entanto, banir toalmente os hidratos é um pouco injusto. Porquê? Porque alguns fazem bem!
Tudo se resume ao nível de açúcares: enquanto o pão banco, cereais refinados, massas e batatas criam um pico no nível de açúcares (que rapidamente volta ao normal, provocando os infames desejos), outras fontes de hidratos de carbonos como vegetais e produtos integrais são metabolizados de forma lenta, estabilizando os níveis de açúcar no sangue e evitando que no segundo seguinte tenha vontade de comer bolachas.

"O chocolate é pecado"

Como em tudo na vida, uma pessoa colhe aquilo que semeia no que toca ao chocolate. Os chocolates comuns estão diretamente relacionados com barrigas flácidas e tudo por causa das gorduras trans (óleo vegetal transformado quimicamente).
Contrariamente, o chocolate preto de boa qualidade tem sido associado a vários benefícios na saúde. O chocolate preto contém altos níveis de antioxidantes, que combatem radicais livres e reduzem o risco de doenças cardíacas e envelhecimento prematuro.
Apesar de ser um alimento que engorda, comer um quadrado de chocolate preto (com pelo menos 70% de cacau) regularmente ajuda mais a manter, do que a estragar, a sua saúde.

"A carne vermelha tem muita gordura"

Nem sempre, sabia? Uma das coisas boas acerca da carne vermelha é que a gordura é facilmente visível e portanto simples de evitar.
Escolher zonas magras da carne - por exemplo, lombo -, reduzirá drasticamente a sua ingestão de gorduras, enquanto comer carne com gorduras visíveis só o vai ajudar a ganhar peso. Carne vermelha bem escolhida pode ter tão pouca gordura como frango (4g de gordura em 100g) e a mesma quantidade de proteínas.



"A fruta fresca é a melhor"

Regra básica: comer cinco peças de fruta e vegetais por dia faz parte de uma dieta saudável e equilibrada. Por muito simples que pareça, esta regra dá origem a muitas perguntas...
A fruta em conserva conta? E os frutos secos? A resposta é: todos contam - secos, congelados, em conserva ou em sumo. Frutos secos como alperces, figos, passas e tâmaras são uma excelente fonte de fibras e inúmeras vitaminas e minerais.
São ainda um excelente aperitivo, sobretudo se você é guloso e quer manter-se longe de chocolates e doces.

"O abacate é pior que as outras frutas"

Muitas vezes considerados como nacos de gordura com caroço, os abacates são, na verdade, ricos em gorduras monoinsaturadas. Estas gorduras, ao contrário das saturadas, têm um reconhecido efeito positivo no colestrol.
Os abacates também fazem parte da regra "cinco peças de fruta por dia", por isso não deixe que os seus 30% de gordura o desanimem - podem protegê-lo de cancro e doenças cardíacas.



"A manteiga é pior que a margarina"

A manteiga tem pior reputação que a margarina, mas sabia que ambos têm quantidades semelhantes de gordura? A diferença está no tipo de gordura: a margarina é feita de gordura insaturada, enquanto a manteiga contém gordura saturada que aumenta os níveis de colestrol mau.
Contudo, algumas margarinas são obtidos a partir de gorduras trans, que devem ser evitadas ao máximo. Moral da história? Coma ambas, mas em moderação.


"Deve-se cortar o café"

As últimas investigações sugerem que uma chávena de café pode ter efeitos bastante positivos na sua saúde. Cientistas da Universidade de Guelph (Canadá) descobriram que beber café - aproximadamente 330mg - meia-hora antes do exercício físico pode levar a níveis de resistência mais elevados, menor cansaço e recuperação mais rápida.
O café tem ainda um relativo efeito de aceleração no processo metabólico, o que lhe dá possíveis funções de queimador de gordura.


"Açúcar = mau, adoçante = bom"

Quando o objectivo é perder uns quilos, a abordagem óbvia é cortar no açúcar e substituí-lo por adoçantes baixos em calorias. Não obstante, esta é uma daquelas situações em que mais vale escolher a opção natural.
Cientistas da Universidade de Purdue no Indiana concluíram que a comida preparada com adoçantes baixos em calorias pode levar a um aumento de peso, já que preparam o corpo (erradamente) para a ingestão de uma grande quantidade de calorias.
Quando esta quantidade de calorias não é ingerida, o corpo gera ataques de fome para obter mais alimentos ou reduz o consumo de energia, o que significa que a gordura que se quer eliminar não é mobilizada.